CHAMADA PARA HORA DO FREVO

Centro de referência de ações, projetos e atividades de documentação, transmissão, salvaguarda e valorização da cultura do frevo, o Paço do Frevo torna pública sua convocatória de propostas para compor a programação da Hora do Frevo, contemplado pelo Prêmio Funarte de Programação Continuada para a Música Popular.
Com o aporte proporcionado pelo Prêmio, a Hora do Frevo tem levado ao público apresentações semanais de música, estimulando a renovação de repertório dedicado ao frevo, e provocando a reflexão sobre a possibilidade de novas instrumentações para o gênero, promovendo como resultado a formação de plateia dedicada à música instrumental e a consolidação deste espaço de convivência entre músicos e público.

O objetivo da convocatória é incrementar o recebimento de propostas de Estados próximos a Pernambuco, com destaque para Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas, incentivando a ocupação da programação por grupos e artistas que tenham interesse em dialogar com o frevo pernambucano. A convocatória é dirigida a apresentações em música instrumental que vão compor o banco de dados de produtores e artistas em geral, a serem pautados periodicamente para a programação do Paço do Frevo. O valor da ajuda de custo é de R$ 2.000,00 (dois mil reais) por apresentação.

As proposições devem ser enviadas através de inscrição nesta convocatória, feita por meio do preenchimento do Formulário de Inscrição e envio para o e-mail: programacao@frevo.org.br ou diretamente no Paço do Frevo (Praça do Arsenal da Marinha, 91, Bairro do Recife Antigo, Recife – PE). A confirmação de inscrição será realizada através de e-mail.

Após a inscrição, a proposta estará sujeita a uma avaliação curatorial que buscará identificar a adequação ao perfil da programação e as abordagens temáticas mensais na instituição. As reuniões de curadoria são realizadas pelas gerências e coordenações do Paço do Frevo, sempre objetivando compor uma programação diversificada e de qualidade, representativa das múltiplas expressões culturais brasileiras. Na avaliação, os critérios considerados serão: qualidade artística/cultural da atividade, currículo do artista, relevância, originalidade e singularidade da proposta, entre outros. A convocatória é realizada em fluxo contínuo, o que permite o envio de sugestões durante todo o ano.

O Paço do Frevo se reserva ao direito de, uma vez recebida a atividade, programá-la de acordo com as ações do museu, sempre mediante contato prévio com os proponentes. Com a composição da programação, o museu busca oferecer espaço para projetos consagrados e/ou experimentais, a fim de assegurar o objetivo maior do espaço: o desenvolvimento de ações de salvaguarda do frevo e a consolidação do Paço do Frevo como centro de referência sobre a cultura.

Formulário de Inscrição para Programação Artística: