INSCRIÇÕES E NORMAS GERAIS

Para participar das atividades do “IV Encontro de Pesquisadores do Frevo - FREVO É POLÍTICA: ALTERNATIVAS DE SUSTENTABILIDADE E SALVAGUARDAos interessados deverão realizar a sua inscrição através do site www.pacodofrevo.org.br ou, presencialmente, no Centro de Documentação e Memória Maestro Guerra- Peixe, pavimento térreo, Paço do Frevo, Praça do Arsenal da Marinha, nº 91, Bairro do Recife, Recife, de terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h, conforme os prazos indicados abaixo.

As inscrições serão gratuitas. Contudo, a participação nas atividades do evento estará sujeita à confirmação de acordo com a disponibilidade de vagas em cada uma delas, respeitando-se para isto, a prioridade concedida, primeiramente àqueles que tiverem comunicações aprovadas para compor a programação das “Rodas de Diálogos”, destinada a relatos, comunicações e performances e, em seguida, a ordem das inscrições recebidas para o caso de ouvintes e demais participantes.

INSCRIÇÃO – OUVINTE

INSCRIÇÃO – PROPOSTAS DE RELATOS, COMUNICAÇÕES E PERFORMANCES 

INSCRIÇÃO – OFICINAS

.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÕES E RELATOS DE PESQUISA NA ATIVIDADE “RODA DE DIÁLOGOS”

Poderão apresentar propostas de relatos, comunicações e performances, para compor a programação desta atividade, a ser realizada na quinta-feira, dia 23/11/2017, das 9h às 12h, pessoas diretamente envolvidas com o frevo e outros bens patrimonializados ou pesquisadores da graduação e da pós-graduação das ciências humanas, das artes ou de áreas afins.

Conforme os princípios norteadores do evento, estas propostas poderão estar relacionadas a relatos de experiência em torno de práticas e transmissão de saberes tradicionais ligadas ao frevo e a outros bens patrimonializados; discussões acerca de processos de inovação, experimentos e criações relacionadas ao exercício profissional da música, dança ou gestão de agremiações carnavalescas ou coletivos culturais; e apresentação de resultados de investigações ou pesquisas acadêmicas em andamento em relação a este bem cultural ou de temas correlatos como carnaval, festas, dança, música, cultura popular, patrimônio, indústria cultural. O espaço das rodas de diálogo contemplarão, ainda, propostas de performance, com duração máxima de 10 minutos, sempre abordando a temática do evento, contemplando música e/ou dança.

As proposições poderão ser encaminhadas em um dos seguintes formatos:

1)     Resumo encaminhado por meio do formulário eletrônico no ato de inscrição

2)     Resumo escrito à mão, contendo título de até três linhas e síntese da comunicação em até duas páginas;

3)     Resumo digitado em Word, impresso ou em meio digital, contendo título de até 200 caracteres e uma síntese da comunicação em até 2800 caracteres com espaços;

4)     Registro audiovisual (som e imagem) gravado em CD ou DVD com duração de 5min a 10 min contendo o tema e o resumo da proposta;

 

A entrega destas proposições nos formatos 1) audiovisual, 2) escrito à mão ou 3) digitado em Word deverá ser realizada no ato de inscrição, pessoalmente no Centro de Documentação e Memória Maestro Guerra- Peixe, pavimento térreo, Paço do Frevo, Praça do Arsenal da Marinha, nº 91, Bairro do Recife, Recife – PE, de terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h e no formato de 4) formulário eletrônico (clique aqui), conforme o cronograma do evento.

É importante salientar que o Paço não poderá se responsabilizar por propostas não recebidas por possíveis problemas nos serviços de correios ou nas comunicações eletrônicas e não garante o financiamento dos custos dos participantes que tiverem suas propostas selecionadas para compor a programação. Todos os participantes que tiverem propostas selecionadas serão estimulados a buscar solicitar recursos nas respectivas instituições ou localidades em que atuam, contando para isso com a anuência do Paço do Frevo, caso seja necessário.

A programação das atividades das “Comunicações e Relatos de Pesquisa” será composta por até sete (7) comunicações de participantes, com duração aproximada de 15min (quinze minutos) por comunicação e um tempo extra para discussões sobre os temas abordados. Além dos mediadores e participantes que irão apresentar comunicações, serão oferecidas até vinte e cinco (25) vagas para os demais inscritos (esta sessão poderá ainda ser subdividida, caso haja um grande número de propostas de comunicação aprovadas pela comissão organizadora).

Os participantes que tiverem suas propostas aprovadas, poderão ser solicitados a encaminhar suas comunicações completas para publicações que venham a ser produzidas pelo Paço do Frevo. Além disto, todas as atividades poderão ser registradas em áudio e/ou vídeo para possível edição, transcrição e incorporação no acervo digital do Centro de Documentação e Memória Maestro Guerra-Peixe, com a finalidade de contribuir para a difusão e pesquisa relacionadas ao frevo e utilização em outras produções que vierem a ser realizadas pelo Paço do Frevo.

VOLTAR PARA O INÍCIO