Paço do Frevo e OEI abrem inscrições para projeto de incentivo ao empreendedorismo jovem na área de economia criativa

Projeto “Paço Criativo” formará mais de 1.800 jovens ao longo de 2021 e contará com mais de 80 professores qualificados

Estão abertas, até o próximo dia 14 de maio, as inscrições para o Paço Criativo, parceria inédita firmada entre o Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), responsável pelo museu Paço do Frevo, no Recife (PE), e a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). O Paço Criativo é um projeto de empreendedorismo jovem voltado para a área de economia criativa. O início das atividades está previsto para o dia 17 de maio.

Nesta primeira etapa, serão oferecidos cursos em Comunicação e Marketing Digital, conduzida por André Fidelis e Cidicleiton Luiz, comunicadores populares do Coletivo Tururu, e com palestra do publicitário e professor Kassius Leandro; Cultura Empreendedora e Sustentável, orientada pelo consultor Cesar Cronenbold, com palestra da jornalista e produtora Marileide Alves; e Noções Básicas de Elaboração de Projetos, ministrada pela jornalista e produtora cultural Amanda Nascimento, com palestra de José Valdomiro, o Minininho, passista e instrutor da Escola Municipal de Frevo do Recife. As aulas serão nos turnos da tarde e noite, além do fim de semana.

Além destes cursos e palestras, os inscritos no Paço Criativo aprenderão, também, sobre criação e produção audiovisual, iluminação cênica, mobiliário e expografia, além de terem oportunidade de desenvolver experiências de roadie e danças brasileiras. As aulas serão oferecidas para jovens de 16 a 29 anos, moradores de comunidades periféricas do Recife e da Região Metropolitana. As ações seguem até dezembro.

Pensada para ser desenvolvida ao longo de 2021, a iniciativa deve formar mais de 1.800 jovens e contará com mais de 80 professores qualificados no reconhecido centro de referência de salvaguarda do frevo e da cultura popular. As ações formativas visam fomentar a economia criativa e a sustentabilidade dos atores e fazedores da cadeia produtiva do patrimônio imaterial em um momento tão desafiador para o setor ante a pandemia do COVID-19.

CURSOS DA PRIMEIRA ETAPA

- Comunicação e Marketing Digital

Condução: André Fidelis e Cidicleiton Luiz, comunicadores populares do Coletivo Tururu.

Palestra: Kassius Leandro, publicitário e professor.

- Cultura Empreendedora e Sustentável

Condução: Cesar Cronenbold, consultor.

Palestra: Marileide Alves, jornalista e produtora.

- Noções Básicas de Elaboração de Projetos

Condução: Amanda Nascimento, jornalista e produtora cultural.

Palestra: José Valdomiro, o Minininho, passista e instrutor da Escola Municipal de Frevo do Recife.

PÚBLICO-ALVO

Jovens de 16 a 29 anos, moradores de comunidades da periferia do Recife e RMR

LOCAL

Ambiente virtual

NOVAS TURMAS EM BREVE